OUTRAS DANÇAS – coleção digital

Outra Danças é uma coleção digital da CNB que reúne diferentes séries com testemunhos sobre obras apresentadas pela Companhia, criadores e intérpretes. Lançada em 2018, Outras Danças é inspirada no título da obra Other Dances (1976) de Jerome Robins (1918–1998), sendo esta uma homenagem da CNB ao coreógrafo por ocasião do centenário do seu nascimento. 

CRIAÇÃO Sofia Campos ENTREVISTAS Pedro Mascarenhas; Tiago Bartolomeu Costa (Série Paisagem Sonora) TRADUÇÃO Maria Santos; Miguel Côrte-Real (Séries Dançar em Tempo de Guerra/ Paisagem Sonora) LEGENDAGEM José Luís Costa; Marco Arantes REVISÃO Maria Teixeira REALIZAÇÃO Marco Arantes 


IX – DANÇAR EM TEMPO DE GUERRA

Dançar em Tempo de Guerra reflete sobre duas obras de referência da dança do século XX: Chronicle, de Martha Graham e A Mesa Verde, de Kurt Jooss. Elizabeth Auclair, responsável pela remontagem de Chronicle, e Jeanette Vondersaar, responsável pela remontagem e supervisão de A Mesa Verde, partilham os processos de trabalho e histórias sobre a criação destas duas obras.

https://www.youtube.com/watch?v=uPcriQ3tAgM


VIII – PAISAGEM SONORA

Paisagem Sonora aborda os processos de trabalho na composição musical de duas novas criações para a CNB, Corpos de Baile, coreografia de Marco da Silva Ferreira, e Teu Corpo Meu Eco, coreografia de Filipe Portugal (programa Primeira Vez). Valentina Magaletti, baterista e compositora, e Miguel Lucas Mendes, compositor, partilham o seu testemunho.


VII – VESTIR A DANÇA

Vestir a dança é a sétima série de vídeos desta coleção, que aborda a criação Le Chef D’Orchestre, de Paulo Ribeiro,  para a CNB.


VI – TRANSMISSÃO

Transmissão é a série dedicada ao programa Hans van Manen.


V – O FUTURO DE UM CORPO

Daniel Gorjão criou para a CNB, em 2019, o espetáculo Nós Como Futuro. Ao longo de uma entrevista vai lançando questões que acabam por ser respondidas pelos intérpretes da peça. 


IV – PROCESSO CRIATIVO

Processo Criativo acompanha a produção de duas novas criações para a CNB em 2019. Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes, os coreógrafos destas obras, refletem sobre os seus processos criativos.


III – LEGADO

Cristina Maciel, Guilherme Dias e Alexandre Fernandes foram três dos bailarinos principais da CNB que dançaram Dom Quixote em 1990 e 1996. Nesta série partilham connosco essa experiência.


II – REGRESSO

Em 2018, Mehmet Balkan regressou à CNB para a remontagem de O Quebra-NozesEm Regresso fala-nos da sua relação com a Companhia e com a sua obra.


I – DO PROTESTO À GLÓRIA

Do Protesto à Glória é a primeira série de vídeos desta coleção, que aborda a obra A Sagração da Primavera