Conferência de Lançamento Europa Criativa | Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), em colaboração com a Comissão Europeia, promove a conferência de lançamento do Programa Nova Europa Criativa 2021-2027, nos dias 17 e 18 de Junho online via plataforma zoom, mediante inscrição até 15 de Junho.

A Conferência reunirá oradores de toda a Europa, agentes culturais, pensadores, políticos e responsáveis governamentais, com o objetivo de mobilizar a Europa para o novo Programa e de proporcionar um amplo debate sobre as principais inovações estratégicas e as novas prioridades para o ciclo 2021-2027.

Através de painéis temáticos, serão iniciadas discussões estratégicas em torno das questões de sustentabilidade ambiental e a sua relação com cooperação transfronteiriça em geral e com a indústria audiovisual em particular, bem como em torno da nova futura abordagem sectorial à música.

Em 2020, os EVC promoveram a discussão pioneira sobre o status quo das políticas, processos e práticas de internacionalização das artes performativas – Conferência Navegar é preciso? Sentidos para a internacionalização da dança. É no decorrer desta reflexão, que a DGArtes convida os EVC a colaborar no painel da sua responsabilidade – Mobilidade e sustentabilidade: desafios futuros para as artes performativas – na Conferência de Lançamento Programa Europa Criativa. Este painel é da responsabilidade da Direção-Geral das Artes, em parceria com o Centro de Informação Europa Criativa e os Estúdios Victor Córdon, com curadoria de Vânia Rodrigues. 

Conferência de Lançamento Europa Criativa – 17 e 18 JUN 2021

Mobilidade e sustentabilidade: desafios futuros para as artes performativas

18 JUN 2021

9h30

A pandemia potenciou a urgência de algumas questões que já se faziam sentir de forma aguda nas artes performativas: como assegurar que a mobilidade de artistas, a itinerância, a produção e a apresentação sejam compatíveis com os objetivos de sustentabilidade ambiental e social? O presente painel abordará a mobilidade de artistas e profissionais da cultura à luz da emergência climática e da necessidade mais ampla de reavaliar a cooperação artística internacional. Faremos um balanço de algumas iniciativas em curso e reuniremos vozes diversas para discutir os desafios concretos que temos pela frente.

O que está a acontecer?

Heidi Wiley | Diretora-Executiva da European Theatre Convention (ETC) 

Serge Rangoni | Diretor artistico do Théâtre de Liège e Presidente da ETC 

* Em direto

Ása Richardsdóttir | Secretária-Geral do International Network for Contemporary Performing Arts (IETM) e diretora do Perform Europe 

Elena Polivtseva | responsável pela política e pesquisa do IETM e diretora de projeto do Perform Europe

* Em direto

Não largar o problema

Contributos de Bruno Costa, Carlos Costa, Dori Nigro, Inês Barahona e Miguel Fragata, Jesse James, Vera Mantero. 

* Gravado

Olhando em frente

Cristina Farinha | especialista em programas de mobilidade internacional na área da Cultura e Américo Rodrigues | Diretor-Geral das Artes

Vânia Rodrigues | gestora cultural e investigadora 

* Em direto