Sinopse

Alice no País das Maravilhas é uma obra de Lewis Carroll escrita em 1865, e inserida no género literário “nonsense”.

A história desenvolve-se numa lógica característica dos sonhos, tendo o autor utilizado recursos linguísticos e charadas matemáticas como forma de sátira dirigida tanto às pessoas das suas relações como à sociedade da época. A obra conta a história de Alice, uma menina muito curiosa que, a perseguir um coelho, cai na sua toca, sendo transportada para um mundo de fantasia, habitado por seres estranhos e onde vive aventuras fantásticas.

Ficha Técnica

Howard QuinteroCoreografia
René SalazarCenografia e Figurinos
Ernst SchießlDesenho de Luz
Carl Davis / Prague City Philharmonic OrchestraMúsica P. I. Tchaikovski com arranjos de
Orquestra Sinfónica PortuguesaInterpretação Musical
José Eduardo GomesDireção Musical
Companhia Nacional de BailadoProdução

Elencos

Sujeito a alteração.

Dias 3 (Ensaio Geral Solidário), 4, 5, 11 e 17 dezembro
Miyu MatsuiAlice
Leonor de Jesus Irmã
Família 1
Xavier CarmoHomem
Sílvia SantosAvó
Mariana PazMulher
Família 2
Maria João PintoMãe
Marta SobreiraMãe
Joshua EarlFotógrafo
Francisco SebastiãoCoelho Branco
Aeden PittendreighPelicano
Filipa PinhãoPássaro
Margarida PimentaPássaro Pequeno
Henriett VenturaMacaco
Francisco Couto/ Dylan WaddellGémeos
Leonor de Jesus (dias 3, 4 e 5), Inês Ferrer (dias 11 e 17) Andreia Mota, Andreia Pinho, Nanae Yagisawa, Maria Barroso, Inês de Serra e Moura, Mar Escoda, Maria Santos, Katarina Gajic, Raquel Fidalgo, Michellle Luterbach, Emily Stewart12 Flores
Frederico GameiroLagarta
Frederico LoureiroPeixe
Mário FrancoDuquesa
Africa SobrinoCozinheira
Gonçalo AndradeSapo
Andreia Pinho, Emily Stewart, Nanae Yagisawa, Teresa Dias, Eloise Hazlewood, Joshua Earl, Dylan Waddell, Marco Ticozzelli, Francisco Morais, Paolo CiofiniGato
Carlos PinillosChapeleiro
Tiago AmaralLebre
Patrícia MainRato Preto
Joshua Earl, Dylan Waddell, Marco Ticozzelli, Paolo Ciofini, Francisco MoraisCartas
Francisco Couto, Frederico LoureiroPintores de Flores
Filipa de CastroRainha
Jurgen RahimiValete de Copas
Almudena Maldonado, Anyah SiddallCortadoras de Cabeças
Christian SchwarmRei
Inês de Serra e Moura/ Dylan Waddell, Andreia Mota/Arthur Earlnson, Maria Barroso/ Francisco Morais, Raquel Fidalgo/Paolo Ciofini, Mar Escoda/Marco Ticozzelli, Maria Santos/ Joshua EarlCartas (6 casais)
Nuno FernandesGrifo
Miguel EstevesTartaruga Fingida
Dias 9 (Escolas), 10, 12, 15 (Escolas), 16, 18 e 19 dezembro
Tatiana GrenkovaAlice
Inês de Serra e MouraIrmã
Família 1
Xavier CarmoHomem
Paulina SantosAvó
Elsa MadeiraMulher
Família 2
Marina FigueiredoMãe
Carla PereiraMãe
Joshua EarlFotógrafo
Tiago AmaralCoelho Branco
Frederico GameiroPelicano
Filipa PinhãoPássaro
Margarida PimentaPássaro Pequeno
Henriett VenturaMacaco
Gonçalo Andrade/ Paolo CiofiniGémeos
Leonor de Jesus, Anyah Siddall, Andreia Pinho, Beatriz Williamson, Maria Barroso, Inês de Serra e Moura, Mar Escoda, Maria Santos, Katarina Gajic, Almudena Maldonado, Eloise Hazlewood, Emily Stewart12 Flores
Aeden PittendreighLagarta
Francisco CoutoPeixe
Carlos PinillosDuquesa
Africa SobrinoCozinheira
Miguel EstevesSapo
Andreia Pinho, Emily Stewart, Nanae Yagisawa, Teresa Dias, Eloise Hazlewood, Joshua Earl, Dylan Waddell, Marco Ticozzelli, Francisco Morais, Paolo CiofiniGato
Francisco SebastiãoChapeleiro
Frederico LoureiroLebre
Patrícia MainRato Preto
Joshua Earl, Dylan Waddell, Marco Ticozzelli, Paolo Ciofini, Francisco MoraisCartas
Miguel Esteves/ Nuno FernandesPintores de Flores
Inês FerrerRainha
Miguel RamalhoValete de Copas
Michelle Luterbach/ Andreia MotaCortadoras de Cabeças
Mário FrancoRei
Leonor de Jesus/ Dylan Waddell, Anyah Siddall/ Marco Ticozzelli, Almudena Maldonado/ Francisco Morais, Katarina Gajic/Francisco Couto, Mar Escoda/ Xavier Carmo, Emily Stewart/ Joshua EarlCartas (6 casais)
Arthur EarlnsonGrifo
Gonçalo AndradeTartaruga Fingida

Ensaio Geral Solidário

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Alice no País das Maravilhas, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, no dia 3 de dezembro de 2021, às 19h30, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.


SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.

A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.


Desafio Jovem

DESAFIO JOVEM

“Fundada em 1978, o DESAFIO JOVEM (Teen Challenge) PORTUGAL é uma Instituição sem fins lucrativos, (IPSS) devidamente licenciada pelo Ministério da Saúde.
É oficialmente reconhecida por vários Ministérios que constituem o Governo, e visa a prevenção, reabilitação e inserção social de pessoas com dependência e comportamentos aditivos.
Possuí um conjunto de respostas integradas, abrangendo todo o fenómeno das dependências desde a intervenção direta em contexto de rua até à conclusão do processo de inserção em apartamentos terapêuticos.
Desde a sua génese, já ajudou mais de 5.000 pessoas a encontrar um novo sentido para a vida.
Lutamos por vidas livres de dependências!”

Como fazer o donativo?

• Contactar a associação através do email: susana.trindade@desafiojovem.com
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. IBAN PT50.0033.0000.00002996428.05. A Associação emitirá um recibo de donativo. O convite digital será enviado para o seu e-mail.


PAIS EM REDE

Capacitando famílias, mudando comunidades

“Dando voz e suporte às famílias através de iniciativas que eliminem as barreiras à sua plena inclusão. Criada em novembro de 2008, a Pais-em-Rede sempre teve como principal objetivo o apoio às famílias, procurando mitigar o seu desamparo face à notícia da deficiência de um dos seus filhos. Atuamos através diversos projetos para capacitação e informação de pais.
No âmbito do projeto Oficina de Pais/Bolsas de Pais, chegamos a 14 dos 18 distritos do Continente e a mais de 800 pais. Temos uma equipa de pais e profissionais que dá informação e apoio na resolução de problemas concretos ou esclarece dúvidas relativamente aos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias. A influência e experiência da Pais em Rede é determinante na resolução da maioria das situações.
Integração através de projetos e parcerias de apoio à inclusão – A Pais em Rede tem sido impulsionadora ou parceira de vários projetos destinados a garantir a inclusão de jovens com deficiência, nos anos finais da sua escolaridade ou quando esta já terminou (e.g. Sintra Inclui)
Advocacy junto de entidades competentes para garantir o cumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Na resolução dos problemas vindos através da Linha de Apoio, a Pais em Rede atua principalmente junto do Ministério da Educação e Agrupamentos Escolares, do Instituto Nacional para a Reabilitação e das Autarquias.”

Como fazer o donativo?

• Contactar a associação através do email: geral@paisemrede.pt
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária IBAN PT 50.0036.0038.99100748094.48, por MBWay, através do 937407473 ou por Paypal paypal.me/paisemrede. A Associação emitirá um recibo de donativo. O convite digital será enviado para o seu e-mail.