CNB Convida: Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo 25 Anos

Sinopse
CPBC 25 Anos é um programa que dá início às comemorações do vigésimo quinto aniversário da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Foi em Abril de 1998, com uma estreia no Brasil, que esta longa caminhada começou. Em retrospetiva, a Companhia tem na sua génese a dança como narrativa poética e de beleza artística, usando linguagem de expressão e movimento como essência. Vincando este respeito pela pureza da arte, o caminho foi percorrido em conjunto com diversos coreógrafos, pisando dezenas de palcos com sucessos nacionais e internacionais, reconhecimento da crítica e dos pares, e o genuíno acolhimento por parte do público. É com este legado, que neste espetáculo perspetivamos o futuro reunindo linguagens distintas, mas que partilham desta lógica comum, representando a diversidade e versatilidade da Companhia e do seu elenco.
A aposta neste programa, passou por convidar coreógrafos com pontes estabelecidas com o nosso percurso ou com o nosso país, e que também fossem capazes de projetar a nossa identidade além-fronteiras. Ricardo Campos Freire, atualmente sediado na Alemanha, tem desenvolvido o seu trabalho como coreógrafo em Belgrado, Hannover, Hagen, Zagreb, entre outros, e foi bailarino da CPBC de 2008 a 2012.
O convite feito à dupla Iratxe Ansa e Igor Bacovich, coreógrafos com obras criadas para diversas companhias europeias e que nos trazem uma abordagem e fisicalidade muito próprias, tem a particularidade de Iratxe Ansa ter sido membro do Ballet Gulbenkian. Maria Mira, a mais jovem aposta deste espetáculo, é parte integrante do elenco atual da CPBC e a sua criação é resultante do último Estúdio Coreográfico promovido pela Companhia.
Por último, este espetáculo não podia deixar de contar com a mestria, poesia e genialidade de Vasco Wellenkamp, figura maior desta Companhia e propósito inequívoco desta celebração.
Como diretora artística, muito me honra poder dar continuidade à Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, promovendo a criação, experimentação artísticas e mantendo vivo o legado do seu fundador Vasco Wellenkamp.
Cláudia Sampaio
Direção artística
Public Domain
Ricardo Campos Freire começou como bailarino na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporânea, tendo trabalhado com diversas companhias internacionais e com coreógrafos de renome como Mauro Bigonzetti, Marco Goecke, Cayetano Soto e o fundador da CPBC, Vasco Wellenkamp.
Foi premiado em 2015 com o Prémio Smiljana Mandukic em Belgrado, Sérvia, como o melhor bailarino do ano. Como artista convidado, ele tem desenvolvido o seu trabalho em diversos países, incluindo Coreia do Sul, Itália, Croácia, Suíça, Sérvia, Alemanha, Montenegro, Portugal, Bósnia e Herzegovina, Vietnã e Suécia. Public Domain será a sua nova criação para a CPBC apresentar neste programa.
almada E TUDO!
Maria Mira, bailarina da CPBC, irá apresentar a sua obra no espetáculo dos 25 anos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Formada na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Maria juntou-se à CPBC em 2018, tendo trabalhado com diversos coreógrafos desde então.
Além de bailarina, Maria Mira teve a oportunidade de explorar a sua criatividade como coreógrafa no desafo lançado pela CPBC aos seus bailarinos. Este desafo tinha como objetivo apoiar o desenvolvimento das capacidades criativas dos bailarinos da companhia que quisessem aventurar-se na experiência de pesquisar e criar um objeto artístico. E foi assim que Maria, juntamente com outros jovens criadores, teve a oportunidade de pesquisar e criar um objeto artístico.
S·CONCERTO
Ansa e Igor perceberam que as suas diferentes origens e abordagens complementavam as suas necessidades e visões artísticas. Há mais de cinco anos, tem trabalhado em todo o mundo em campos como a coreografa, a dança, o ensino, a produção e a criação de obras. Ansa e Bacovich desenvolveram o seu próprio método de ensino, “metamorphosis method”, e são fundadores e diretores da companhia Metamorphosis Dance Company.
Até à data, a dupla de coreógrafos já trabalhou em mais de 30 países e coreografou mais de 20 peças de dança, com as quais visitaram prestigiados festivais e companhias de dança a nível internacional, tais como a Biennale di Venezia, Madrid en Danza, Teatros del Canal, Quincena Musical de San Sebastián, Museu do Prado, Fundição de Bilbao ou o Festival de Peralada.
Ansa e Bacovich criam S·CONCERTO, para os bailarinos da CPBC.
Prelúdio à sesta de um Fauno
Nova versão a partir das obras estreadas para o Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado e Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
Wellenkamp criou mais de cerca de cinquenta coreografas para o Ballet Gulbenkian, que marcaram o estilo da companhia durante duas décadas. Foi também regularmente convidado por várias companhias estrangeiras, incluindo no Brasil, Argentina, Inglaterra, Suíça, Itália, Croácia, Áustria e Holanda.
Em 1997, fundou com Graça Barroso a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, companhia que estreou em Abril de 1998. Foi Diretor Artístico do Festival de Sintra na Área da Dança de 2003 a 2007 e Diretor Artístico da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Camões de 2007 a 2010. Retomou o cargo de Diretor Artístico da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo em 2010.
Ficha Técnica
Public Domain | |
Ricardo Campos Freire | Coreografa |
Susana Lima | Ensaiadora |
Murcof; Travis Lake; Christof Littmann; Christian Cohle; Davidson Jaconello | Música |
Ricardo Campos Freire | Colagem musical |
Luís Santos | Cenografia |
Ricardo Campos | Desenho de luz |
Liliana Mendonça | Figurinos |
Beatriz Mira, Francisco Ferreira, Ísis Magro de Sá, Lucas Ribeiro, Maria Mira, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal | Bailarinos |
João Costa | Fotografia |
almada E TUDO! | |
Maria Mira | Coreografia |
Manifesto Anti-Dantas, de Almada Negreiros (dito por Mário Viegas) | Música |
Ricardo Henriques | Colagem musical |
Ricardo Campos | Desenho de luz |
Liliana Mendonça e Maria Mira | Figurinos |
Beatriz Mira, Francisco Ferreira, Ísis Magro de Sá, Lucas Ribeiro, Maria Mira, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal | Bailarinos |
S·CONCERTO | |
Iratxe Ansa e Igor Bacovich | Coreografia |
Cristina Piedade | Desenho de luz |
Prelúdio à sesta de um Fauno | |
Vasco Wellenkamp | Coreografia |
Prélude à l’après-midi d’un Faune, de Claude Debussy | Música |
Ricardo Campos | Desenho de luz |
Liliana Mendonça | Figurinos |
Francisco Ferreira e Rita Carpinteiro | Bailarinos |
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo | |
Vasco Wellenkamp | Direção |
Cláudia Sampaio | Direção artística |
Liliana Mendonça | Consultoria artística |
Susana Lima | Ensaiadora |
Beatriz Mira, Carlos Silva, Francisco Ferreira, Ísis Magro de Sá, Maria Mira, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Tiago Barreiros | Bailarinos |
Lucas Ribeiro | Bailarino estagiário |
Cláudia Alfaiate | Direção de produção |
Anabela Cachinho | Assistência à produção |
Rita Carpinteiro | Comunicação e imagem |
Ricardo Henriques | Vídeo |
Ricardo Campos | Diretor técnico |
Cláudia Alfaiate | Direção de cena |