Sinopse

Dançar em Tempo de Guerra é um programa que reúne duas obras de coreógrafos de grande referência do século xx, Martha Graham e Kurt Jooss. Chronicle e A Mesa Verde, ambas criadas na década de 30 do século passado, refletem as inquietações dos seus autores sobre a ideia de guerra. Se Jooss trabalha a partir dos efeitos da I Guerra Mundial, Graham dá uma resposta ao violento crescimento do fascismo na Europa e que iria desencadear na II Guerra Mundial.
Depois de ter sido dançada a última vez na CNB, em 1987, A Mesa Verde regressa aos palcos juntamente com Chronicle, de Martha Graham, coreógrafa que passa a integrar o repertório da CNB.
No âmbito deste programa, a CNB convida o artista visual André Guedes a conceber uma exposição para o foyer do Teatro Camões, sobre estas obras e o seu contexto político, social e cultural.


Chronicle

Estreado em dezembro de 1936, Chronicle é uma resposta da coreógrafa americana Martha Graham à ameaça do fascismo na Europa. Não traduzindo uma representação
realista dos acontecimentos, a intenção é antes universalizar a tragédia da guerra. Originalmente criado em cinco secções, foi, entretanto, remontado pela Martha Graham Dance Company, e é hoje apresentado numa versão reduzida a três secções: Spectre 1914, Steps in the Street e Prelude to Action.

Esta é a primeira obra de Martha Graham a integrar o repertório da CNB.

Martha Graham
COREOGRAFIA E FIGURINOS

Wallingforg Riegger
MÚSICA

Jean Rosenthal
DESENHO DE LUZ ORIGINAL
David Finley
RECONSTRUÇÃO DE DESENHO DE LUZ ORIGINAL DE STEPS IN THE STREET

Steven L. Chelley
RECONSTRUÇÃO DE DESENHO DE LUZ ORIGINAL DE SPECTRE – 1914 E PRELUDE TO ACTION

Bailarinos da CNB
INTERPRETAÇÃO


A Mesa Verde

Em julho de 1932, o coreógrafo alemão Kurt Jooss estreou A Mesa Verde no Théâtre des Champs-Elysées em Paris. Inspirado por uma dança da morte medieval e pelo rescaldo da I Guerra Mundial, esta obra retrata várias facetas da guerra: o debate, a mobilização, o combate, a especulação de guerra, os refugiados e, novamente, o debate; a morte está sempre presente.
Considerada uma das obras coreográficas mais marcantes do século xx, A Mesa Verde
é também o mais emblemático trabalho de Jooss, tendo recebido o primeiro prémio do Concurso de Coreografia organizado por Les Archives International de la Danse em Paris.
A Mesa Verde integrou o repertório da CNB em 1984 e foi dançada pela última vez por esta Companhia há 33 anos.

Kurt Jooss
COREOGRAFIA

Fritz Cohen
MÚSICA

Hein Heckroth
PROJETO

Kurt Jooss
LIBRETO

Hermann Markard
DESENHO DE LUZ

Bailarinos da CNB
INTERPRETAÇÃO

Ensaio Geral Solidário

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “Dançar em Tempo de Guerra”, no dia 10 de março de 2019, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.


ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett

Junte-se a nós e à CNB e faça a diferença na Arte da Inclusão

A ANPAR – Associação Nacional de Síndrome de Rett é uma IPSS, fundada em 2002 com a missão de promover a melhoria da qualidade de vida dos portadores de Síndrome de Rett e suas famílias, ajudar a promover o conhecimento e sensibilização face a esta doença e o acesso a meios de diagnóstico e terapêutica.
A associação tem como missão apoiar os cidadãos portadores de Síndrome de Rett e seus familiares, procurando proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida.
A associação tem como visão constituir-se como uma referência nacional na representação e apoio aos portadores de síndrome de rett e suas famílias.

Como fazer o donativo?
• Contactar a associação através do e-mail anparett@gmail.com ou pelo telefone 211340467/919467392
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. IBAN PT50 0035 0092 00010339230 07 – BIC SWIFT CGDIPTPL . O convite digital será enviado para o seu e-mail.

Para mais informações:
Email: anparett@gmail.com | Tel. 21134467 | Tlm. 919467392

O nosso muito obrigada!

SITE | FACEBOOK


PAR- RESPOSTAS SOCIAIS

Para conseguirmos uma verdadeira mudança precisamos do envolvimento de tod@s em conjunto podemos fazer a diferença Jovem a Jovem.

A Par – Respostas Sociais nasceu em 2007, após o crescimento da associação juvenil Jovem a Jovem (criada em 1994). Ao longo dos anos, desenvolvemos vários projetos para a juventude nas áreas da educação e formação, intervenção comunitária e promoção da saúde. Utilizando a educação não-formal e a educação entre pares como metodologias essenciais, pretendemos sensibilizar os jovens e as suas comunidades para questões como os direitos humanos, o respeito pela diversidade cultural e a promoção da inclusão social.
Identificação do projeto que irá ser apoiado: O Programa Jovem a Jovem tem como objetivo geral a promoção de estilos de vida e comportamentos e atitudes saudáveis junto dos/as jovens, estimulando o seu sentido de cidadania e participação ativa.

Como fazer o donativo?
• Contactar a associação através beatriz.camacho@par.org.pt ou 217 904 740
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. O convite digital será enviado para o seu e-mail. IBAN PT50 0007 0044 0001 5630 0071 8

Para mais informações:
Email: beatriz.camacho@par.org.pt / Tel. 217 904 740

O nosso muito obrigada!

FACEBOOK | INSTAGRAM | SITE



REFOOD 4 GOOD – Parque das Nações

Vamos dançar para alimentar

A REDOOD é um movimento de cidadãos 100% voluntários que resgata alimentos em bom estado e que iriam para o lixo, distribui a quem precisa e envolve a comunidade neste movimento.  Terminar com o desperdício alimentar, terminar com a fome na freguesia e convidar toda a comunidade a participar.

Como fazer o donativo?
• Contactar a associação através do email: refoodparquenacoes@gmail.com
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. O convite digital será enviado para o seu e-mail. IBAN PT50.0036.0282.99100034820.76

Para mais informações:
E-mail: refoodparquenacoes@gmail.com

O nosso muito obrigada!

FACEBOOK | SITE