Sinopse

LA VALSE
Curta-metragem 

Foi intenção de Maurice Ravel, cerca de 1906, compor para orquestra um tributo à valsa e a Johann Strauss II. Pretendia que fosse uma obra romântica, que intitulou La Valse, un poème chorégraphique, e sobre a qual escreveu ser “uma espécie de apoteose da valsa vienense mesclando-se na minha cabeça com a ideia de turbilhão fantástico do destino.” Acontece porém que Ravel acaba por se alistar no exército e interrompe a sua criação musical.

Só em 1919, após o final da 1.ª Guerra Mundial, retoma a ideia, em resposta a uma encomenda de Sergei Diaghilev, para os Ballets Russes. Ravel refaz integralmente a conceção inicial. Influenciado pela experiência da guerra, o romantismo perde dominância e o ritmo da valsa deriva frequentemente para o caos, numa metáfora à Europa de então. A estreia acabou por acontecer em dezembro de 1920, sem que Diaghilev a tivesse utilizado, por a ter considerado “não como um ballet, mas como um retrato de um bailado.” George Balanchine viria a coreografar a composição de Ravel, cerca de trinta anos mais tarde. Quando os laços da Europa são repetidamente equacionados, a CNB desafia um coreógrafo e um realizador a explorarem a composição de Ravel e a conceberem um olhar cinematográfico sobre o movimento dos corpos. 

João Botelho Realização • Paulo Ribeiro Coreografia • Maurice Ravel Música • Ar de Filmes Produção

Artistas da Companhia Nacional de Bailado Interpretação

Figurinos executados no atelier da CNB


A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

A estreia de A Sagração da Primavera, a 29 de maio de 1913, provocou um enorme escândalo remetendo esta obra ao esquecimento, ao mesmo tempo que viria a tornar-se num marco da história da dança. Em 1987, e após anos de pesquisa, Milicent Hodson e Keneth Archer, estreiam no Jofrey Ballet a reconstrução desta obra que se encontrava praticamente perdida e, em 1994, a mesma passa a fazer parte do repertório da CNB.

Uma das grandes referências da dança do início do século XX volta a ser dançada pela Companhia Nacional de Bailado nesta temporada.

Vaslav Nijinski Coreografia (Reconstrução coreográfica Milicent Hodson) •  Igor Stravinski Música • Igor StravinskiNicolas Roerich Argumento • Nicolas Roerich Cenografia e Figurinos (Reconstrução cenográfica e Figurinos Kenneth Archer) • El Duplo Desenho de luz

Artistas da Companhia Nacional de Bailado Interpretação

Figurinos executados no atelier da CNB

Estreia absoluta
Paris, Théâtre des Champs-Élysées
29 de maio de 1913


Estreia CNB

Lisboa, Centro Cultural de Belém
22 de junho de 1994

Ensaio Geral Solidário

ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO
8 DE NOVEMBRO DE 2018 ÀS 21H

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de La Valse / A Sagração da Primavera no dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.


MÉDICOS DO MUNDO
Lutar contra todas as doenças, até mesmo a injustiça.

 

A Médicos do Mundo é uma organização não governamental que presta cuidados gratuitos de saúde às populações mais vulneráveis. Faz parte de uma rede internacional constituída por 15 delegações, com mais de 400 projectos em todo o mundo. Em Portugal desde 1999, a Médicos do Mundo presta cuidados gratuitos de saúde em Lisboa, Porto, Viseu e Castanheira de Pera, através de 14 projectos que diariamente melhoram a qualidade de vida a milhares de beneficiários.

Através de um donativo, a partir de 12 euros, a Médicos do Mundo oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “La Valse / A Sagração da Primavera”, no dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro Camões.

Como fazer o donativo?
• Transferência para o IBAN: PT50 0035 0551 0000 6656 4301 2
• Contactar a associação através do email: doadores@medicosdomundo.pt ou através do telefone: 21 361 95 20 (Hugo Coelho ou Susana Gonçalves). Pode entregar o seu donativo por transferência bancária, referência multibanco, ou cheque. O convite digital será enviado para o seu e-mail (preferencialmente) ou poderá ser levantado nas nossas instalações.

Para mais informações:
Email: doadores@medicosdomundo.pt | Telefone 213 619 520

O nosso muito obrigada!
Médicos do Mundo

SITE | FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM


Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela (CPBESA)
Dançar na Relva

 

O CPBESA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social de génese religiosa e funciona desde 1975 nas áreas de Infância e Social. Actualmente dispõe de 2 Instalações – Jardim de Infância de infância “o Pica Pau” e o Centro Comunitário “Várias Culturas Uma Só Vida”.O Jardim de Infância dá resposta a cerca de 300 crianças e suas famílias, distribuídas por : Creche Familiar (54); Creche (32); Pré Escolar (150) e CATL (70).No Centro comunitário funciona o Serviço de atendimento e acompanhamento de cerca de 650 famílias no âmbito da Acção Social e Rendimento Social de Inserção; Acompanhamento Psicológico; Gabinete de Inserção Profissional e Balcão de Emprego e ainda acompanhamos 40 crianças de Pré e 1º Ciclo em CAF/AAf.

Através de um donativo, a partir de 12 euros, o CPBESA oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “La Valse / A Sagração da Primavera”, no dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro Camões.

Como fazer o donativo?
• Transferência para o IBAN:  PT50 0035 0759 00002760 530 69 (Caixa Geral de Depósitos)
• Pessoalmente com os Profissionais que se encontram no directo nas diversas respostas sociais.

Para mais informações:
Email: picapau@centroparoquialarrentela.pt | Telefone 212216290

O nosso muito obrigad0!
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela (CPBESA)


ECOS DE BELÉM – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E CÍVICA
A Companhia Nacional de Bailado já deu um passo! E tu, vens dançar connosco?
Projeto Com Voz, um coro que inspira

 

Trata-se de um coro senior cujo repertório musical é o pop/rock português, na linha do show choir. Pretende-se ir mais além do coro tradicional e quebrar os estereótipos associados à terceira idade.
O Projeto Com Voz é uma oferta inovadora, assente em alguns princípios importantes para um envelhecimento ativo e saudável. A música traz vida e alegria aos participantes; o compromisso do grupo com os espetáculos envolve e motiva; o repertório e a banda em palco aproxima gerações; a superação de cada etapa do projeto promove a auto-realização e prova que somos todos indivíduos capazes independentemente da idade.

Através de um donativo, a partir de 12 euros, o Projeto com Voz oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “La Valse / A Sagração da Primavera”, no dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro Camões.

Como fazer o donativo?
• Transferência para o IBAN: PT50 003600009910592171255
• Contactar a associação através do FB Projeto Com Voz, do mail: projetocomvoz@gmail.com e do telefone: 914735945 ou 918278874. Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. O convite digital será enviado para o seu e-mail.

Para mais informações:
Email: projetocomvoz@gmail.com | Telefone 914735945 ou 918278874

O nosso muito obrigado!
Projeto com Voz

SITE | FACEBOOK


Associação Equipa d’África – EA
Afinal a vida permite ensaios! Bailamos juntos neste Ensaio Geral Solidário?

 

A Equipa d’África é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), nascida em 1998. Desenvolvemos anualmente projetos de voluntariado-missionário e atividades de cooperação social e pedagógica em Portugal, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, com o objetivo de melhorar as condições de vida das populações locais. Para uma concretização eficaz e assertiva dos projetos de cooperação e educação para o desenvolvimento, aposta na formação de voluntários, elaborando o seu plano de ação segundo valores que promovam a solidariedade, a interculturalidade, responsabilidade entre todos os intervenientes dos programas que implementa. É constituída por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.

Através de um donativo, a partir de 12 euros, a Equipa d’África oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “La Valse / A Sagração da Primavera”, no dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro Camões.

Como fazer o donativo?
• Transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 0021 8406 0740 5 – Associação Equipa d’África
• Contactar a associação através do 962 286 692 ou através do e-mail eventos@equipadafrica.com . Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. O convite digital será enviado para o seu e-mail.

Para mais informações:
Email: eventos@equipadafrica.com | Telefone 914735945 ou 918278874

O nosso muito obrigada!
Associação Equipa d’África – EA

SITE