Sinopse

Igor Stravinski (1882-1971) é um dos nomes maiores da música do século XX.

Estudou direito e piano, antes de se dedicar por inteiro à composição. Mestre nas distorções, do vocabulário e princípios do sistema tonal, as suas obras, tão geniais quanto perturbadoras, tornaram-se referências em bailados, óperas, oratórias, concertos, sinfonias, entre outros.

O início da sua carreira está intimamente ligado aos Ballets Russes de Diaghilev, Companhia para a qual compôs algumas das suas peças para dança mais conhecidas, como O Pássaro de Fogo, Petrouska, A Sagração da Primavera, As Bodas ou Apollon Mousagette. Trabalhou ainda de perto com o coreógrafo George Balanchine com quem estabeleceu uma cumplicidade maior através de um diálogo artístico constante.

Neste programa, homenageamos o compositor que tanto contribuiu para o desenvolvimento da música do século XX, bem como para a dança, pela forma como inspirou artistas, coreógrafos, intérpretes e o público. Através de coreografias de Vaslav Nijinski e Mauro Bigonzetti, percorremos obras maiores que são exemplo da sua genialidade.


AS BODAS

As Bodas é um bailado abstracto e formal com movimentos precisos e rígidos que dão à peça um aspecto quase “estatuístico”. Nele explora-se uma visão académica e estética da beleza.


INTERMEZZO

Criada para um pequeno número de casais, a Suite Italienne é um ballet “concencertante”. O termo “concencertante” é utilizado no seu significado literal: entidades individuais, que respiram independentemente, desenvolvem-se e invadem-se umas às outras graças à contínua troca de temas que surgem e, consequentemente, trazem consigo uma harmonia contínua.


A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

A estreia de A Sagração da Primavera, a 29 de maio de 1913, provocou um dos maiores escândalos de que há memória na estreia de um espetáculo. Tanto a partitura como a própria coreografia, que foi desenvolvida sobre a música, representaram uma ruptura com os cânones anteriores. Toda a obra era uma novidade para o público, o que provocou não só opiniões divergentes como um verdadeiro tumulto dentro do Théâtre des Champs-Elysées. Gritos, discussões, uivos e até troca de murros são descritos por muitos dos que assistiram a esta estreia tão peculiar. Consta que o barulho produzido por estes tumultos era tanto que os próprios bailarinos tiveram dificuldade em ouvir a música. Esta reação ao espetáculo teve uma dimensão tão grande que a polícia foi chamada a intervir. Adorada por uns, repudiada por outros, acabaria por ser retirada do repertório dos Ballets Russes de Diaghilev e, consequentemente, remetida ao esquecimento.

Com um libreto desenvolvido por Igor Stravinski e Nicholas Roerich e inspirado na cultura eslava pagã, A Sagração da Primavera evoca um ritual de culto a Yaralo, deus da fecundidade eslavo. Esta obra, que não segue uma estrutura narrativa, divide-se em dois atos: A adoração da terra e O Sacrifício.

No primeiro ato, diferentes grupos de homens e mulheres praticam rituais, através de movimentos ritmados e dinâmicos. Todos eles representam diferentes grupos etários (adolescentes, jovens, adultos) de uma comunidade.

No segundo ato, um grupo de donzelas dança num círculo ininterrupto. A primeira a vacilar deverá sacrificar-se pela sua comunidade, dançando até à morte.

Apesar de renegada e esquecida, A Sagração da Primavera, viria a tornar-se um marco da história da dança. Em 1987, e após anos de pesquisa, Millicent Hodson e Keneth Archer estreiam no Joffrey Ballet a reconstrução desta obra de Vaslav Nijinski, que se encontrava praticamente perdida e, em 1994, a mesma passa a fazer parte do repertório da CNB.

Ficha Técnica

AS BODAS
Mauro Bigonzetti Coreografia
Igor Stravinski Música
Carlo Cerri Desenho de luz
Kristopher Millar, Lois Swandale Figurinos
Nicola Lusuardi Supervisão dramatúrgica
Fabrizio Montecchi Cenário
Companhia Nacional de Bailado Produção
Intermezzo
Mauro Bigonzetti Coreografia e figurinos
Igor Stravinski Música
Carlo Cerri Desenho de luz
Companhia Nacional de Bailado Produção
A Sagração da Primavera
Vaslav Nijinski Coreografia
Millicent Hodson Reconstrução coreográfica
Igor Stravinski Música
Igor Stravinski e Nicholas Roerich Argumento
Nicholas Roerich Cenários e Figurinos
Kenneth ArcherReconstrução cenográfica e figurinos
El Duplo Desenho de luz
Orquestra de Câmara PortuguesaInterpretação Musical
Pedro CarneiroDireção musical
Companhia Nacional de Bailado Produção

Elencos

Sujeito a alterações.

AS BODAS
Dias 29, 30 abril, 5, 7 e 11 e 13 maio
Filipa Castro/ Carlos PinillosNoivos
Patrícia Main/ Francisco Sebastião, Tatiana Grenkova/ Dylan Waddell, Raquel Fidalgo/ Miguel Esteves, Andreia Mota / Miguel Ramalho, Inês Moura / Gonçalo Andrade, Katarina Gajic / Paolo Ciofini, Maria Santos / Francisco Couto, Anyah Siddall / Tiago AmaralAmantes
Dias 4, 6, 10, 12 e 14 Maio
Inês de Serra e Moura /Tiago AmaralNoivos
Anyah Siddall/ João Costa, Michelle Luterbach / Frederico Gameiro, Beatriz Williamson/ Joshua Earl, Mariana Ferreira / Frederico Loureiro, Leonor de Jesus / Aeden Pittendreigh, Clara Ferrer / Martim Ribeiro, Nanae Yagisawa / Francisco Morais, Emily Stewart / Luca Driesang Amantes
INTERMEZZO
Dias 29 abril, 4, 6, 11, 13 e 14 maio
Almudena Maldonado/ João Costa 1º Dueto
Inês Ferrer/ Miguel Ramalho2º Dueto
Patrícia Main/ Francisco Couto (dias 29 abril, 4, 6, 11 e 13 maio); Raquel Fidalgo/ Francisco Morais (14 maio)3º Dueto
Leonor de Jesus/ Gonçalo Andrade (dias 29 abril, 4, 6, 11 e 13 maio); Ren Yamada/ Frederico Loureiro (dia 14 maio) 4º Dueto
Dias 30 abril, 5, 7, 10 e 12 maio
Miyu Matsui/ Francisco Sebastião1º Dueto
Tatiana Grenkova/ Aeden Pittendreigh2º Dueto
Inês de Serra e Moura/ Dylan Waddell (dias 30 abril, 5, 7, e 12 maio); Raquel Fidalgo/ Francisco Morais (dia 10 maio)3º Dueto
Mar Escoda/ Tiago Amaral (Dias 30 abril, 5, 7 e 12 maio); Ren Yamada/ Frederico Loureiro (dia 10 maio) 4º Dueto
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA
I ATO
Henriett Ventura (dias 29 abril, 4, 6, 11, 12 e 14 maio) Paulina Santos (dias 30 abril, 5, 7, 10 e 13 maio)A Mulher Velha
Inês Moura, Clara Ferrer, Inês Ferrer, Andreia Mota, Emily Stewart, Mar Escoda, Catarina Grilo Donzelas de Vermelho
Nanae Yagisawa, Miyu Matsui, Filipa Pinhão Donzelas Pequenas de Vermelho
Katarina Gajic, Tatiana Grenkova, Patrícia Main, Maria Santos, Leonor de Jesus, Beatriz Williamson, Raquel Fidalgo Mulheres Jovens de Azul
Michelle Luterbach, Anyah Siddall, Almudena Maldonado Mulheres Jovens e Altas de Malva
Luca Driesang, Francisco Morais, Joshua Earl, Nuno Fernandes, Francisco Sebastião Rapazes
Martim Ribeiro, Dylan Waddell, João Costa, Francisco Couto, Gonçalo Andrade Homens
Xavier Carmo, Frederico Loureiro, Paolo Ciofini, Aeden Pittendreigh, Miguel Ramalho, Tiago Coelho Adolescentes
Mário Franco, Frederico Gameiro, Filipe Macedo Os Mais Velhos
Miguel Esteves O Ancião
II ATO
Tatiana Grenkova, Almudena Maldonado, Leonor de Jesus, Filipa Pinhão I Grupo
Nanae Yagisawa, Inês Moura, Patricia Main, Miyu Matsui II Grupo
Henriett Ventura, Catarina Grilo, Beatriz Williamson, Maria Santos III Grupo
Inês Ferrer (dias 29 abril, 5, 12 e 14 maio); Michelle Luterbach (dias 30 abril, 4, 7 e 10 maio), Raquel Fidalgo (dias 6, 11 e 13 maio)A Eleita
Tiago Coelho, Francisco Morais , Joshua Earl, Aeden Pittendreigh, João Costa, Nuno Fernandes Ancestrais com Pele de Urso
Paolo Ciofini, Filipe Macedo, Miguel Ramalho, Frederico Gameiro, Francisco Sebastião, Gonçalo Andrade, Xavier Carmo, Dylan Waddell, Luca Driesang, Francisco Couto, Martim Ribeiro, Miguel Pinheiro Dias, João Xavier (dias 29 abril, 4, 6, 10, 12, 14 maio), Miguel Pinheiro (dias 30 abril, 5, 7,11, 13 maio)Ancestrais

Ensaio Geral Solidário

Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições de solidariedade social participantes, tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário do programa Noite Stravinski, no dia 28 de abril de 2022, às 20h, no Teatro Camões. Saiba mais aqui.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.


SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.

A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.