Programa de Aproximação à Dança 20 – 21

O Programa de Aproximação à Dança — PAD — tem como objetivo criar e desenvolver projetos de mediação, que enriquecem a missão da Companhia Nacional de Bailado, reunindo um conjunto de propostas que incentivam a aproximação entre artistas, criadores, obras, espaços e públicos, promovendo uma participação ativa e critica na área da dança. 

As atividades do PAD integram múltiplas dimensões, da Cultura à Educação, do pensamento crítico à responsabilidade social, e sempre na perspetiva de um trabalho contínuo entre a CNB e a sociedade civil.


OUTRAS DANÇAS 

Outra Danças é uma coleção digital da CNB que reúne diferentes series com testemunhos sobre obras apresentadas pela Companhia, criadores e intérpretes.

Lançada em 2018, Outras Danças é inspirada no titulo da obra Other Dances (1976) de Jerome Robbins (1918–1998), sendo esta uma homenagem da CNB ao coreógrafo por ocasião do centenário do seu nascimento.

Saber mais


EM TERMOS DA DANÇA

Criação, transmissão e pensamento

Curso Teórico

A dança é uma arte de criação do movimento. Isto é, coreógrafos e bailarinos usam o movimento do corpo para se relacionar com o mundo e representar as suas experiências. A dança é também uma arte da transmissão do movimento, sendo este o processo pelo qual se assegura a interpretação, a persistência e a circulação da obra coreográfica. A dança é ainda uma arte do pensamento, de ideias pelas quais o artista sustenta a sua visão do mundo e da atividade artística. Criação, transmissão e pensamento são, na arte da dança, indissociáveis. Tendo por referência e ponto de partida os espetáculos apresentados pela Companhia Nacional de Bailado ao longo do ano, mas não nos restringido apenas a eles, o nosso objetivo é compreender, por um lado, a forma como estas três dimensões da dança — criação, transmissão e pensamento — são modeladas por fatores históricos, socioculturais e políticos; e, por outro lado, o modo como num espetáculo o movimento do corpo se articula de forma significativa com outros elementos — sonoros, plásticos, texto. A par das sessões teóricas, teremos a oportunidade de ver os artistas desta companhia a trabalhar ao vivo, no estúdio ou no palco, promovendo a experiência da copresença física do bailarino e espetador pela qual as funções poética e comunicativa da dança teatral se cumprem.

Maria José Fazenda

Dezembro 2020

Saber mais


AULAS PÚBLICAS

A aula de dança clássica é o primeiro momento do dia de trabalho de uma companhia de repertório como a CNB. É na aula que os bailarinos se preparam para ensaios e espetáculos. Depois do sucesso desta iniciativa em julho de 2020, continuamos a convidar o público a assistir a um momento do dia dos bailarinos ao qual normalmente não existe acesso.

Saber mais